quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Praça muda para receber a Feira

Faltando menos de um mês para o início da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, os preparativos já iniciaram. O tradicional evento da capital atrai milhares de pessoas à Praça de Alfândega, em busca de livros, palestras, seminários e autógrafos.

Muitos dos leitores nem imaginam que a montagem do cenário começa muito antes, e que durante o pacato mês de setembro as estruturas se amontoam no local. É um trabalho constante que causa estranheza em quem passa, além de um ligeiro desconforto para quem convive diariamente com o período da pré-feira.


Vigas que serão montadas até o final de outubro
Estruturas sendo montadas na Av. Sepúlveda

- Essas medidas são operacionais e organizacionais, o cliente fiel sabe onde achar a barraca que quer. – Explica o vice-presidente da Associação dos Artesões da Praça da Alfândega e Líder comunitário do bairro centro, Antonio Edgar Costa Ferreira.

Os benefícios que o evento traz aos comerciantes locais são incontestáveis. Entretanto, alguns vendedores não estão satisfeitos com os procedimentos adotados pela prefeitura, que os distribui pelos arredores e tira o privilégio do ponto fixo.

- A Feira traz mais segurança e público, mas as vendas pouco aumentam. É muito relativo, nós somos expulsos do nosso local, eu preferia que estivéssemos ali no meio. Para mim não é justo. Durante o ano todo trabalhamos aqui e somos obrigados a abandonar nossos locais durante quinze dias. – desabafa Antônio Carlos da Silva, que há 25 anos atua vendendo cuias em uma das bancas situadas no centro da Praça.

Com o ínicio da Feira, os artesãos são transferidos do centro da praça...

...para a rua General Camâra.

Para quem atua no comércio tradicional e não sofre com os problemas de deslocamento, a Feira é um atrativo que só tende a agregar. “Há um aumento na vendagem de CD’s, acessórios e instrumentos”, conta o vendedor de uma loja de equipamentos musicais e eletrônicos, Vinícius Ferreira.

Escute o depoimento de Antônio Carlos da Silva para o Alfandegários





Escute o depoimento de Vinicíus Ferreira para o Alfandegários




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores