quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Uso de telecentros na inclusão digital

No térreo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a direita da entrada principal, há uma fila de computadores, reservados ao acesso a internet. Denominado AL.com, esse é um dos 316 telecentros, centros de acesso gratuito a internet, que existem no estado.Criado em 2002 recebe diariamente em torno de 150 até 200 pessoas que usam de maneira livre os serviços digitais.Para fazer uso do programa basta mostrar algum documento pessoal e respeitar o tempo de acesso, que é no máximo, 1 hora.

AL.com: 25 computadores conectados a internet a serviço do cidadão

O programa teve inicio junto a Interlegis recebendo computadores do recursos do Senado Federal, e depois prosseguiu com apoio do próprio legislativo.Atualmente utiliza só recursos estaduais, possui 5 funcionários e 25 computadores para acesso .Além disso, há 6 computadores reservados para deficientes em geral, sendo 3 deles com softawares especializados para deficientes visuais. Segundo Marlise Bergamaschi , coordenadora do espaço, o público do espaço vária de crianças em busca de entreterimento até idosos em fase de aproximação com a tecnologia.Muitos profissionais usam essa oportunidade também para mandar currículos em busca fe emprego.


Placa que data a modernização da AL.COM : 23 de Janeiro de 2006


Pedro Paulo da Silva, funcionário e um dos responsáveis pelo serviço há 8 meses, demonstra que muitas pessoas usam o espaço para fazer trabalhos escolares e checar endereços de lugares. Também destaca que o serviço é de grande ajuda aos que não possuem acesso a internet em casa.





Daniel Mota, é um exemplo desse relato. O amigo de Silva comparece diariamente ao telecentro para navegar na internet, sendo que não possui acesso a rede na sua residência.Mota também usa o serviço das Lan Houses com freqüência.


Já a usuária do centro, a estudante de ensino médio e funcionária do da Assembleia Gaúcha , Karolina Miranda, relata que embora tenha acesso a rede de computadores na sua casa, busca checar seus e-mails pela AL.com.


A AL.Com no seu horário de pico, situado da 1h30 às 16h30.

Segundo o Observatório Nacional de Inclusão Digital (ONID), o Brasil possui mais de 5.000 telecentros para uma população de 169.799.170 milhões de pessoas. São 32 telecentros por milhão de habitantes. Porém, hoje no país apenas 26 milhões da população ocupam a parcela dos considerados incluídos digitais.A prefeitura de Porto Alegre, através da Secretária de Direitos Humanos e Segurança Urbana, atua desde 2001 (época na qual foi lançado o primeiro telecentro na cidade), um programa de expansão de telecentros.Hoje são ao todo 25 telecentros da prefeitura espalhados por todas regiões de Porto Alegre, atitude que a fez ganhar o título de cidade líder da inclusão digital no território nacional, superando megalópoles como São Paulo.

Escute aqui um trecho da entrevista com o usuário do telecentro Daniel Mota

Saiba a localização exata da AL.com, clicando na imagem abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores